domingo, 20 de novembro de 2011

Nhoque de abobora (com carne seca)




MASSA

Nao estranhe porque a massa fica mole mesmo!



Primeiro de tudo cozinhe a abobora com casca mesmo (500g). Na panela de pressão é mais rápido, basta desligar o fogo quando a pressão começar a apitar. Se for na panela convencional, mantenha fervura ate que a abobora esteja bem mole. Escorra a agua e retire a casca com o auxilio de uma colher. Amasse com o auxilio de um garfo e deixe esfriar. Acrescente o ovo e aos poucos a farinha de trigo (2 xícaras aproximadamente), até que a massa comece a desprender das mãos. Eu sempre ponho o minimo de farinha possivel, para que nao fique muito pesada, mas a massa deve ficar macia, é pouco pegajosa.Tambem gosto de colocar um pouco de pimenta do reino na massa.



Coloque água para ferver em uma panela funda, após abrir fervura acrescente o sal grosso. Com o auxilio de 2 colheres de chá, faca as bolinhas e coloque os nhoque aos poucos na água. Quando eles comecarem a boiar, retire-os da agua com o auxílio de uma escumadeira e coloque-os para escorrer.



MOLHO

Se optar pela versão com a carne seca, nao esquece de que tem que coloca-la para dessalgar. No dia anterior, fatie a carne seca em fatias finas (800 g), e coloque de molho em água gelada, na geladeira. Só precisar trocar a agua uma vez.


Escorra a carne já dessalgada. Leve-a ao fogo com um fio de azeite para fritar. Você vai perceber que ela solta um pouco de água, retire esta água e reserve. Assim que a carne dourar, e começar a secar, acrescente a cebola picada em cubos e o dente de alho amassado.


Decascar 8 tomates médios maduros. O jeito mais facil é coloca-los em agua fervente por uns 2 minutos seguido de banho em agua gelada. A pele soltara facilmente. Pique-os grosseiramente e reserve.


A versão vegetariana deste molho começa aqui, com a cebola e alho na frigideira. Aconselho aumentar a quantidade de azeite pra nao queimar e colocar o alho só quando a cebola estiver quase pronta. Quando a cebola murchar, acrescente os tomates. Quando os tomates murcharem, acrescente a água reservada da carne, abaixe o fogo e deixe ferver ate engrossar um pouco. Acrescente as folhas frescas de manjericão picadas e corrija o sal de necessário.


Coloque o molho sobre os nhoques e sirva em seguida!



Rendimento: 4 pessoas

A Grande Abobora!



Gosto muito de comer e me apaixonei por cozinhar. Me instiga a mistura de paladares. Cozinho porque me divirto. No geral uma boa musica e uma taca de vinho ou cerveja me acompanham. Ócio criativo é a expressão que eu uso para descrever esta brincadeira na cozinha.

Ha 1 ano e meio me mudei do Brasil para a Suíça e sem falar uma palavra de alemão. Encarar o supermercado, por exemplo, deixou de ser algo banal do dia a dia e se tornou uma missão! Muitas marcas desconhecidas, rótulos indecifráveis, comidas esquisitas… ah! e ainda um negocio de comida “da época”.  De lá pra cá meu alemão não melhorou muito não, mas já não me aterrorizo mais com as palavras imensas nos rótulos e aprendi a curtir a qualidade do pomar sazonal da Europa. 

Para celebrar a vida na Gringolandia vou escrever sobre um fruto que esta perfumando as prateleiras dos supermercados suíços no momento, a abobora. Não é a toa que ela é protagonista da festa de Halloween, que acontece do dia 31 de Outubro.

Muito popular nos meses de Outubro e Novembro. Esta disponível em diversas variedades e a preços muito convidativos. 

A abobora possui tantas propriedades medicinais (antidiabético, antioxidante, anticarcinogenico, antinflamatorio, etc), que vale a pena falar um pouco dela antes de acender o fogão.

A abóbora tem um valor energético muito baixo e é rica em água. A semente é muito rica em proteína e pouco gordurosa. A polpa tem alto teor de betacaroteno e moderado conteúdo de carboidratos, vitaminas e minerais. O óleo, obtido a partir das sementes,  é rico em óleo oleico. A tabela abaixo, retirada de uma revisão cientifica publicada em 2010 (Nutrition Research Reviews, 23, 184–190), relaciona os componentes da abobora e suas atividades biológicas. 

domingo, 13 de novembro de 2011

O sabor das palavras!



Este link direciona para uma reportagem que achei intesse. Descreve um estudo que demonstra a associacao entre a percepcao do som e a musica e descreve o algoritimo que possibilita que o seu gosto favorito seja tocado. 

Tentei achar algo sobre em Portugues, mas nao rolou. Uma pena, porque a pesquisa foi desenvolvida pelos nossos vizinhos Argentinos.  Mas legal que da pra experenciar o gosto de musicas azeda, amarga, doce e salgada!

Divirta-se! 

O PDF do artigo artigo ta link abaixo: