domingo, 20 de novembro de 2011

A Grande Abobora!



Gosto muito de comer e me apaixonei por cozinhar. Me instiga a mistura de paladares. Cozinho porque me divirto. No geral uma boa musica e uma taca de vinho ou cerveja me acompanham. Ócio criativo é a expressão que eu uso para descrever esta brincadeira na cozinha.

Ha 1 ano e meio me mudei do Brasil para a Suíça e sem falar uma palavra de alemão. Encarar o supermercado, por exemplo, deixou de ser algo banal do dia a dia e se tornou uma missão! Muitas marcas desconhecidas, rótulos indecifráveis, comidas esquisitas… ah! e ainda um negocio de comida “da época”.  De lá pra cá meu alemão não melhorou muito não, mas já não me aterrorizo mais com as palavras imensas nos rótulos e aprendi a curtir a qualidade do pomar sazonal da Europa. 

Para celebrar a vida na Gringolandia vou escrever sobre um fruto que esta perfumando as prateleiras dos supermercados suíços no momento, a abobora. Não é a toa que ela é protagonista da festa de Halloween, que acontece do dia 31 de Outubro.

Muito popular nos meses de Outubro e Novembro. Esta disponível em diversas variedades e a preços muito convidativos. 

A abobora possui tantas propriedades medicinais (antidiabético, antioxidante, anticarcinogenico, antinflamatorio, etc), que vale a pena falar um pouco dela antes de acender o fogão.

A abóbora tem um valor energético muito baixo e é rica em água. A semente é muito rica em proteína e pouco gordurosa. A polpa tem alto teor de betacaroteno e moderado conteúdo de carboidratos, vitaminas e minerais. O óleo, obtido a partir das sementes,  é rico em óleo oleico. A tabela abaixo, retirada de uma revisão cientifica publicada em 2010 (Nutrition Research Reviews, 23, 184–190), relaciona os componentes da abobora e suas atividades biológicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário