domingo, 22 de janeiro de 2012

KäseFONDUE


Afinal o Fondue é originario da França ou da Suiça?
Parece que a resposta não é algo tão óbivio assim. A minha busca foi incapaz de ser conclusiva. Alguns dizem que o Fondue foi criado em Neuchâtel, antes mesmo desta região ser incorporada à Suiça (em 1815) e portanto não seria nem Francesa e nem Suiça!

Livros de culinária francesa apontam Jean Anthelme Brillat-Savarin’s como autor da primeira receita de Fondue publicada em 1825 (Jean Anthelme Brillat-Savarin. Translated by M.F.K. Fisher. Physiologie du goût, ou Méditations de gastronomie transcendante, 1999, 388.), e é ele quem diz que sua receita foi inspirada em rascunhos de M. Trolliet, residente de Mondon, Cantão Suiço Vaud, que foi independente até 1803. 

Confusões a parte, é uma ótima idéia para reunir os amigos em dias frios. Super simples de fazer, o segredo é usar ingredientes de qualidade! O desafio desta receita é misturar "óleo" (gordura do queijo) e "água" (vinho branco). Os queijos de boa qualidade possuem enzimas (peptidases) que em água ajudam a quebrar as gorduras insoluveis. O vinho branco seco e se possivel frutado, por ser muito ácido, auxília na estabilidade da emulsão (Hervé This. Molecular Garstronomy: Exploring the Science of Flavour. 2006, Chapter 8: Fondue).  



Fondue neuchâteloise (Gruyère e Emmental)

Na panela de Fondue esfregue meio dente de alho, adicione 1 1/2 xicara de vinho branco e 500g de queijo (250g de Emmental e 250g de Gruyere) ralado. Assim que o queijo derreter misture bem e adicione 1 colher de Maizena já dissolvida em 2 colheres de Kirsch. Misture até engrossar.

Corte em pedacos pequenos um pão italiano. Este será banhado no Fondue antes de ser consumido.

Descobri na Suiça que pera e maça picadas também podem ser mergulhadas no queijo. Para acompanhar aconselho servir pepino, alcachofra e mini milho em conserva, azeitonas pretas, cenoura cortada em tiras, tomate cereja, alcaparras grandes (chamadas de Caperberries em Ingles), cogumelos frescos e o que mais voce sentir que harmoniza.

Vinho Tinto é o par perfeito!
Estima-se o consumo de 200g por pessoa.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sopa de Abobrinha com Feta e Menta



A ABOBRINHA
Tradicional ingrediente da culinária em diversos países do mundo, a abobrinha se tornou uma grande aliada para aqueles que querem perder peso e levar uma vida saudável. Rica em fósforo, cálcio, ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitaminas A e do complexo B, a abobrinha é importante para o desenvolvimento do corpo humano. Com apenas 20 calorias por 100g e sabor único, ela pode ser usada em diversos pratos e saladas.

Seu consumo é indicado por apresentar fácil digestão, capacidade de aliviar enjoos de gravidez e também de regular o trânsito intestinal. Cerca de 94% da hortaliça é pura água. 
Pra aproveitar tudo isso ao maximo, quando for preparar, evite descascar a abobrinha.

Ha cerca de 2 atras comprei na Inglaterra um livro com receitas de sopas e de tempos em tempo experimento fazer uma delas. Acho que esta foi a primeira vez que segui a receita a risca. Foi super facil de fazer e rendeu elogios.

Numa panela coloque 2 colheres de sopa de azeite e frite 6 abobrinhas cortadas em rodelas grossas. Tampe, mas mexa sempre para nao queimar. Deixe dourar e adicione 600ml de caldo de legumes. Cozinhe por 5 minutos e acrescente 1 colher de sopa de Menta fresca picada e 75g de queijo Feta. Quando o queijo estiver derretido triture tudo no liquidificador e acrescente 50ml de creme de leite. Para servir adorne com queijo Feta e Menta picados.

Rendimento: 4 pessoas