sábado, 19 de maio de 2012

Borough Market - Londres


Londres faz meu coraçao bater mais forte! 

O encanto desta caótica metrópole Inglesa se dá ao número de possibilitades que ela oferece. Tudo e todos passam por alí. Sempre que vou descubro algo interessante. Desta vez foi o Borough Market!


Era o dia marcado pra nossa volta pra Suiça e por conta disso nao tinhamos nenhum plano. Como nosso voo so partiria as 6 da tarde ainda dava tempo de curtir um pouco mais de Londres. Pegamos nossas malas e fomos para London Bridge, pois era a melhor estacao para partirmos pro aeroporto (eu voava do London Cuty, enquanto ele de Gatwich). A idéia era sentar num restaurante sugerido pelo Timeout (Elliot`s) que ficava alí perto, comer algo e tomar uma cerveja até a hora do embarque.



O Borough Market apareceu na nossa frente no caminho e nao resisti. Aberto de quinta a sábado, o lugar é repleto de produtos, Britanicos e importados, de qualidade excepcional.




Imperdível tanto para apaixonados por culinária quanto por aqueles apaixonados por comida. Alí voce encontra ingredientes frescos de alta qualidade. Frutas, verduras e legumes organicos, misturados com temperos diversos e comidas de diferentes países snedo preparadas na hora,  enfeitam e perfumam o local.

Nao deixe de exeprimentar algo preparado na Demonstration Kitchen, que é uma cozinha no meio do mercado, onde um chef brinca com ingredientes disponíveis no dia. 

Já de saída passamos na frente de uma barraca que vendia sorvete preparado com leite de cabra, chamada Greedy Goat (www.greedygoat.co.uk). Meio desconfiada experimentei uma colherada do de maça com canela... 

Nao perca a chance de experimentar!

sábado, 12 de maio de 2012

Pao de Malte


Fazer cerveja em casa é sinonimo de prazer; sao tantos sentidos estimulados ao mesmo tempo que nao acredito que possa ter quem nao goste.

O lúpulo é tao intensamente amargo, que é passível de desperatar sençaçoes contraditórias. Já o malte torrado aposta na certeza, combinando sabor adocicado `a crocancia. A água e levedura também sao ingredientes essencias.

O processo começa com a mistura e o aquecimento destes ingredientes perfumando o ar. As semanas seguintes sao tomadas por curiosidade e ansiedade. E enfim vc é presenteado com a desgustaçao da sua própria cerveja.

A sensacao de conquista é tao bacana que vale a pena bancar o mestre cervejeiro. Para isso sugiro dar uma olhada no site da Sinnatrah Cervejaria Escola

A receita de pão com bagaço de malte é fácil e rende bastante. Esse pão utiliza o malte cozido que sobra da do processo de fabricaçao de cerveja. 


INGREDIENTES

  • 200 gramas de bagaço do malte de cevada
  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 1 pacote (12 gramas) de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 ovo para a massa e mais 1 ovo para pincelar o pão 
  • 1 copo e meio de leite frio, completando com mais meio copo de cerveja clara
  • 50 gramas de manteiga
  • 100 gramas de queijo minas padrão ralado (eu usei ricota, pois infelizmente nao tem queijo minas aqui)
  • pimenta do reino a gosto



MODO DE PREPARO

Em uma bacia grande, misture farinha, fermento, sal e malte. Adicione o mel e o ovo e em seguida junte o leite + cerveja,sempre mexendo. Sove a massa até ficar homogenea. Adicione a manteiga e sove mais um pouco. Ela vai ficar meio grudenta, entao sugiro vc lavar as maos e unta-las com óleo astes da fazer uma bola com a massa. Cubra a bola e deixe-a descansar por uns 15 minutos.

Aperte bem a massa, retirando o ar que já se formou dentro dela. Molde-a de uma forma esticada, enrolando-a, como uma baguete. Coloque a massa dentro de uma forma de pao, untada apenas na parte de baixo. Deixe as laterais sem untar, para o pão não murchar quando você retirá-lo do forno. 

Deixe o pão coberto, crescendo por cerca de duas horas. Meia hora antes de assar o pão, já pré-aqueça o forno, à 180 graus. Assim que o pão tiver crescido bem, pincele o ovo restante sobre o pão e salpique o queijo e a pimenta do reino. Leve ao forno por cerca de 35 minutos.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Pao (rápido) de Abobrinha


Bolos e paes nao sao la muito a minha especialidade. Sempre tenho a impressao de que nao ficaram como deveriam. Uma das desculpas que dou pra mim mesma é a dificuldade que ainda tenho com os fornos elétricos da Europa. Embora a desculpa seja verdadeira, nao consigo me conformar em nao acertar nas receitas. Por conta disso, sempre que posso tento uma receita nova, pra ver se uma hora da certo! Esta receita eu encontrei no livro "Cozinhando para Amigos", da Heloísa Bacellar e me pareceu bem fácil. Resolvi arriscar!

INGREDIENTES

  • 1 1/2 xícara de abobrinha italiana bem verde radada grosso
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de óleo
  • 3/4 xícara de queijo parmesão ralado
  • 2 ovos

MODO DE PREPARO
Antes de mais nada, pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo inglês e enfarinhe. Numa tigela, misture a abobrinha, a farinha, o fermento, o sal, a pimenta e o bicarbonato e reserve. Em outra tigela, bata com uma batedeira o óleo, o parmesão e os ovos, até que forme um creme esbranquiçado. Junte este creme a mistura de abobrinha, despeje na forma e asse por uns 40 minutos, até que o pão esteja crescido, dourado e que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Desenforme e sirva em fatias.

Mercado Municipal de Sao Paulo


Aqueles que passam por Sao Paulo nao podem deixar de visitar o Mercado Municipal de Sao Paulo, também conhecido como  “Mercadão“. O prédio, que por si só já é um charme, está decorado por queijos, azeites, doces cristalizados, carnes cruas, peixes, azeitonas, pães e, claro, as frutas frescas! Tudo isso junto faz deste lugar incrivelmente colorido e perfumado. A sua disposiçao está um número interminável de frutas exóticas ou comuns, em todos os seus tamanhos, cores e sabores.

Aconselho que você vá a este passeio munido de um sapato bem confortável, uma mochila grande e um sorriso estampado no rosto. Aproxime-se do vendedor, demonstre interesse pelos produtos e delicie-se com os pedaços de fruta suculenta, os punhado de castanhas crocantes e etc, que lhe sao oferecidos com o intuito de te ajudar na escolha. 

Vale a pena também investir um tempo na barraca dos temperos. Os vendedores sempre tem uma receita na manga para aquela opção que você nunca usou, porque nao fazia idéia de como. 

A dica para a hora do almoço é o famoso sanduiche de mortadela do Bar do Mané (Rua E, box 14), que também faz parte do passeio turístico. Imagine um pão francês fresquinho que acaba de receber, diretamente da chapa, finas e incontáveis fatias de mortadela Ceratti dobradas ao meio. A quantidade é tirada “a olho”, ou seja, a mortadela não é pesada. Por isso o recheio de cada sanduíche gira em torno de 300 a 350 gramas. Dá facilmente pra dividir com alguém. 




Aberto juntamente com o mercado, em 1933, o local oferece diversos tipos de sanduíches e o pastel de bacalhau, que também nao deixa a desejar. 


Simplesmente ADORO este passeio!

Mercado Municipal de Sao Paulo

Rua da Cantareira, 306 

Parque Don Pedro - Sao Paulo



PS.- Agradeço a minha irma Paola pela companhia neste passeio e pelas boas fotos improvisadas com seu celular!