segunda-feira, 18 de março de 2013

Sopa de Cogumelos Selvagem


A Primavera já chegou por aqui há algumas semanas, mas os termometros insistem em marcar temperaturas próximas a zero grau Celsius e a previsao de neve continua aterorizando. Sendo assim a temporada de sopas foi decretada prorrogada! 

Desta vez me inspirei numa receita do Jamie Oliver (The Real Mushroom Soup). Foi bem fácil de fazer e ficou deliciosa!

INGREDIENTES

  • 1  porçao de cogumelo tipo Porcini seco
  • azeite
  • 600 gr de cogumelos selvagem variados limpos e picados
  • 2 dentes de alho triturados
  • 1 cebola roxa picada
  • 1 porcao de timo
  • sal
  • pimenta preta
  • 1 litro de caldo de frango ou legumes
  • 1 porcao de salsinha picada
  • 1 colher de mascarpone (eu usei 50ml de creme de leite)
  • 1 limao siciliano (eu usei o limao convencional)

  
MODO DE PREPARO
Coloque o Porcini seco numa travessa e adicione água quente para hidrata-los. No meio tempo, coloque numa panela quente, um pouco de azeite e os cogumelos frescos, mexendo por cerca de 1 minuto. A seguir, acrescente a cebola, o alho e o timo, aquecendo por cerca de 1 minuto, onde o Porcini (já escorrido) é adicionado a mistura. Aqueça por cerca de 20 minutos, mexendo esporadicamente, até que toda a água seque. Introduza o caldo de frango ou legumes e aqueça por mais 20 minutos. Com a ajuda de um mixer, transforme metade do volume total em um pure e devolva este a panela. Acrescente a salsinha, o sal e a pimenta.


Na hora de servir, misture num potinho a parte raspas de 1 limao, uma pitada de sal e pimenta e o suco de meio limao. Acrescente esta mistura ao centro da travessa e sirva!


Rendimento: 4 porcoes

Bolo de Milho Verde


Sempre que me aventuro pelos supermercados holandeses descubro algo "novo". Tenho que confessar que nem sempre sao coisas que me apetecem muito. A Holanda nao é um país gourmet, mas mais um lugar onde as pessoas comem pra sobreviver. Pelo menos é esta a sensaçao que me dá todos os dias durante o almoço. Nem vou perder tempo descrevendo o cardápio da pior cantina em que já comi na vida. Este desabafo foi só mesmo pra introduzir a minha feliz descoberta pelos corredores do Albert Heijn e a consequencia dela...


Esta feliz descoberta talvez soe como algo banal para aqueles que estao no Brasil, mas tenho certeza de que toda brasileira que já passou por uma TPM vivendo no exterior vai compartilhar da minha emocao. Encontrar leite condensado nao acontece em qualquer lugar. Morei 3 anos na Suiça, que embora seja o país de origem da Nestle, nao tem nada parecido com o Leite Moça. 

Consequentemente algumas latinhas sempre fizeram parte da minha mala de muambas na volta do Brasil, mas estas eram administradas como preciosidade.

Pra comemorar o Leite Moça descoberto em Amsterdam fui pra cozinha preparar um Bolo de Milho Verde, daqueles bem característicos de festa junina. Super fácil de fazer, do tipo “bolo de liquidificador”. No entanto, não é um bolo fofísssimo, altão, daqueles que levam claras em neve, mas super molhadinho e delicioso!


Faz 1 bolo grande em forma redonda de 26 cm diâmetro.


INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 lata de milho verde em conserva escorrida
  • 100gr de coco ralado
  • 1/2 xícara de fubá
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento, que deverá ser adionado no final e misturado a mao, junto com o fubá.  Coloque em forma untada e enfarinhada (eu usei fubá) e leve ao forno médio (180C), pré-aquecido por cerca de 40 minutos. Desenforme depois de frio e polvilhe com canela e açúcar se quiser. Eu particularmente prefiro sem.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Snack de Semente de Abóbora Caramelizada


Eu adoro abóbora e por isso uso muito, mas sempre me incomodou a quantidade de semente que jogo fora. Investi um tempo fuçadando na internet e achei algumas sugestoes bacanas. Testei uma delas esta semana e gostei do resultado. Um "snack" bem fácil e rápido de fazer. Acho que o passo mais demorado foi lavar as sementes. 

Recomendo deixar as sementes limpas secando ao ar livre por uma noite, antes do preparo. Se nao der, tudo bem, pois dá pra seca-las na panela. 
Coloque as sementes (1.5 ou 2 xícaras) numa frigideira seca e deixe tostando por alguns minutos. 

Mexa constantemente para nao queimar. 


Deixe os dois lados das sementes dourar. No meio tempo algumas delas começarao a estourar, como pipoca. Continue mexendo. Experimente para ver se já estao crocantes (cuidado para nao queimar a boca) e se  achar que sim, borrife um pouco de azeite e frite por alguns instantes. Abaixe o fogo e acrescente 2 ou 3 colheres de açucar mascavo, deixando caramelizar. Mexa sempre. Assim que o açúcar derretido grudar nas sementes, desligue o fogo, adicione uma pitada de sal. Deixe esfriar para servir.