segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Αλευροπιτα



Amo Sao Paulo e nao tenho duvidas de o quao internacional ela eh, mas viver na Europa tem sido pra mim uma imersao intercultural. Bastam alguns passos para se curtir uma maneira de viver completamente diferente... muda a lingua, a arquitetura, o jeito de se alimentar, a maneira de se expressar, incluindo o modo de se vestir e por ai vai...

Eu ainda nao cruzei os caminhos da Grecia, mas tem tanta coisa historica por tras deste pais que nao tem como nao ter curiosidade de conhecer. O titulo eu resolvi deixar na rebuscada escrita grega (Αλευροπιτα - Alevropita) para dar mais originalidade a receita, ebmbora o que eu faca seja sempre uma versao.

Tenho me divertido experimentando a cozinha de diferentes lugares. Esta Torta Grega de queijo Feta e super rapida e facil de fazer.

A primeira coisa eh colocar o forno a 250-300 e deixar uma forma redonda de pizza esquentando dentro.

No meio tempo, misture numa travessa 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 2 de vodka, 1 ovo e uma xicara de agua morna. Ainda nao tentei substituir a vodka por cachaca, porque cachaca por aqui eh coisa rara, mas acho que funciona igual. Em uma outra travessa, misture 1 1/4 xicara de farinha de trigo, 1 colher de cha de fermento em po e 1 de sal grosso marinho. Despeje a mistura liquida sobre os pos e misture ate ficar homogeneo (eu uso a batedeira de mao, mas nao eh necessario).

Jogue um pouco de azeite sob a forma quente, seguido da massa homogenea. Cubra a superficie com 200g de queijo Feta manualmente despedacado. Coloque no forno e retire em aproximadamente 20 minutos ou ate a superficie ficar corada.

Serve de entrada para 4 pessoas.

Tambem ja usei como prato principal acompanhada de truta defumada e aspargos cozidos em agua e sal.

PS. Ainda nao encontrei um jeito de acentuar as palavras com este teclado. Por enquanto o "E com acento agudo" virou EH. :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário