terça-feira, 4 de dezembro de 2012

FEBO - De lekkerste!


Caminhando pelas ruas holandesas, nao tem quem nao tenha a atencao desviada ao passar na frente de um FEBO. As famosas comidas da paredes atraem o olhar de qualquer um.  

Eu ouso dizer que é uma alternativa local de tranqueira boa e barata. Fileiras de croquetes, hambúrgueres e cachorro-quente ficam atrás de uma janelinha de vidro, cobrindo toda a parede.  Basta inserir suas moedas na abertura, abrir o compartimento de vidro e pronto: você já tem um lanche quentinho nas mãos. Não precisa ter medo da qualidade dos produtos, pois tudo é feito no dia.

A diferença é que o FEBO resolveu que funcionários no balcão são luxos desnecessários, e assim você consegue comer bem barato e em horas em que as leis trabalhistas holandesas tornariam proibitivamente caro manter as portas abertas.
 

Fique esperto que os forninhos não dão troco. Se você só tiver notas, em geral, na loja tem uma máquina que troca nota por moedas.  

O "automat" é o coração do FEBO há mais de 40 anos, mas o sucesso da rede se atribui a preocupação com a qualidade dos ingredientes e do produto em si. Apesar de hoje estarem espalhadas por toda a Holanda, as lojas FEBO, originárias de Amsterdam, nao terceirizam sua producao. 

FEBO website 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

HET IS LEKKER!


Final de semana passado resolvi preparar uma receita que está aqui no blog e foi ai que me dei conta de que nao escrevo desde Julho! Foram 5 meses intensos, no qual mudei de mala e cuia de país e de emprego! Olhando o blog me deu vontade de escrever e mei dei conta de que estou bloqueada. Tentei lembrar de algo gostoso que fiz recentemente e nada me veio `a cabeça. Mudar de país mexe mais com a gente do que eu imaginava. Quando eu comecei este blog eu já sabia os ingrediente disponíveis, a melhor época para comprá-los  e como funcionava um forno/fogao elétrico. Eu estava em casa na Suiça! Tinha espaço para dar uma pirada na cozinha. 

A Holanda eu ainda estou pesquisando. Tem tanta coisa nova acontecendo, que é impossível assimilar tudo de uma vez. Trabalhar numa empresa marjoritariamente holandesa tem sido uma experiencia incrível, mas bem diferente da troca multicultural que rola em Amsterdam.

A culinária dos países expressa tanto sobre a cultura deles, que gostei da idéia de testar o que os holandeses comem e desabafar aqui com voces.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mousse de Chocolate com Cachaça (do chef Rodrigo Oliveira)


Nestas de fuçar receita na internet, me deparei com o site de um restaurante que me pareceu super legal. Fundado por um retirante Pernambucano, que iniciou seu negócio preparando Caldo de Mocotó, o Mocotó - Restaurante e Cachaçaria está repleto de pratos criativos e bem Brasileiro. Ponto positivo também pela publicaçao de algumas receitas no site. Se eu estivesse em Sao Paulo já teria visitado este restaurante. Está guardado na "to go" lista da próxima minha viagem ao Brasil. Até lá me divirto experimentando as receitas compartilhadas pelo site. Esta Mousse de Chocolate com Cachaça ficou deliciosa. Bastante alcóolica também!

Eu nao coloquei a Calda de chocolate e o Chantilly de cachaça porque achei demais, só mesmo as raspas de chocolate para decorar.
INGREDIENTES 
  • 350g de chocolate amargo (70% cacau) picado 
  • 250g de creme de leite fresco 
  • 100g de cachaça artesanal envelhecida em bálsamo 
  • 45g de manteiga derretida 
  • 75g de açúcar 
  • 06 claras 
  • 06 gemas

Para decoração:
  • Calda de chocolate 
  • Raspas de chocolate 
  • Chantilly de cachaça (350ml de creme + 100 ml de cachaça branca + 50g de açúcar no sifão com uma carga de gás ou na batedeira até firmar
 
MODO DE PREPARO
Derreta o chocolate em banho-maria e mantenha-o aquecido. 

No liquidificador coloque as claras e com o aparelho ligado adicione o chocolate derretido, a manteiga, a cachaça e o açúcar. Reserve e deixe esfriar completamente. 

Numa tigela de inox leve as gemas ao banho-maria batendo até ter um creme fofo e brilhante. Tome cuidado para não coagular as gemas com calor excessivo. Reserve e deixe esfriar completamente. 

Bata o creme de leite bem gelado até firmar e triplicar de volume aproximadamente. Junte gentilmente as gemas batidas e por último o creme de chocolate. Misture delicadamente até ter um creme homogêneo. 

Despeje no recipiente escolhido (sugiro montá-las individualmente, em copoinhos ou taças) e leve à geladeira até firmar. 

Decore com o chantilly de cachaça, raspas e calda de chocolate.

Rendimento: 12 porções

domingo, 1 de julho de 2012

Conserva de Beringela e Abobrinha

Adoro fazer conservas, porque elas são muito práticas, simples de fazer e podem ser guardadas por um bom tempo.

Esse mistura é agridoce e fica deliciosa. Ideal para servir com torradas de aperitivo para visitas.


INGREDIENTES
  • 1 beringelas fatiadas
  • 1 abobrinhas fatiadas
  • 1 cebola roxa pequena fatiada
  • 1 colher (sopa) de uva passa
  • 1 pimenta vermelha picada (sem semente)
  • 1 dente de alho bem picado
  • 75 ml de azeite
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo (ou comum)
  • sal a gosto
  • pimenta do reino moída na hora

MODO DE PREPARO
Aqueça uma frigideira funda, coloque só um pouco do azeite e acrescente sal, vinagre, açúcar mascavo, cebola, alho, abobrinha, beringela e a uva passa.

Mexa com cuidado, e depois de uns 15 minutos, todos os legumes estarão tenros e o açúcar derretido, nesse momento desligue o fogo e acrescente o restante do azeite. Corrija o sal e coloque em potes de vidro previamente esterelizado. Tampe e deixe apurar por pelo menos 1 semana. Depois de aberta, guradar na geladeira e consumir em 1 semana.

domingo, 24 de junho de 2012

Cebola Caramelada (pra comer com Camembert ou Brie derretido)

 
INGREDIENTES
  • 250 g de cebola roxa fatiada bem fininha
  • 25 ml de azeite
  • 1 folha de louro
  • 50 gr açúcar mascavo
  • 35 ml vinagre balsâmico
  • 20 ml vinagre de vinho tinto 

MODO DE PREPARO
Refogar no azeite a cebola fatiada em fogo baixo, até que estejam bem tenras (uns 20 minutos). Em seguida, adicionar o açúcar, o vinagre e a folha de louro. Cozinhar em fogo médio até que estejam bem caramelizadas (de 30 a 40 minutos). Retire o louro. 

Guarde em um pote de vidro devidamente esterelizado.

O ideal é conservar a geléia por um mês antes de consumir para que ela intensifique o sabor.

Adoro esta receita para acompanhar um queijo Cramembert ou Brie. O ideal é derreter parcialmente o queijo (coloque no forno, enrolado em papel aluminio por cerca de 10 minutos), cobrí-lo com a cebola caramelada e servir com pao, como aperitivo.

Salada de Endivia com Gorgonzola


Eu estava afim de fazer uma salada um pouco diferente e resolvi testar a receita abaixo.  

Acomodei as folhas de 1 endívia num prato, reguei com o gorgonzola (50g) derretido ainda quente (uma quantidade pequena, pois ele deve realçar o sabor da endívia e não anular), despejei um pouco de mel sobre as folhas, acrescentei  um fio de azeite de oliva misturado com vinage de vinho branco (2 colheres de azeite para 1 de vinagre) e salpiquei com pimenta do reino moída e nozes quebradas grosseiramente.  

Rendimento: 2 ou 3 pessoas 

Fiz acompanhada de Risotto de Limao Siciliano e Gengibre e um steak grelhado na churrasqueira.

Risotto de Limão Siciliano e Gengibre

Fácil  de peraparar e muito bom para acompanhar carne ou peixe!
Tempo de preparo: Aproximadamente 30 minutos
 
INGREDIENTES

  • 1 xícara de arroz arbóreo 
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/2 cebola média picada em pequenos cubos
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • Aproximadamente 4 xícaras de caldo de legumes/frango
  • Raspas de 1 limao Siliciano
  • Queijo parmezao a gosto
  • Sal e pimenta do reino branca a gosto


MODO DE PREPARO

Leve o caldo de legumes ao fogo baixo. Deixe o caldo ao lado sempre aquecido. Em uma panela, derreta a  manteiga com o azeite e acrescente o gengibre e a cebola,  deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o queijo parmesão ralado, as raspas de limão. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.


Rendimento: 3 ou 4 pessoas 

sábado, 19 de maio de 2012

Borough Market - Londres


Londres faz meu coraçao bater mais forte! 

O encanto desta caótica metrópole Inglesa se dá ao número de possibilitades que ela oferece. Tudo e todos passam por alí. Sempre que vou descubro algo interessante. Desta vez foi o Borough Market!


Era o dia marcado pra nossa volta pra Suiça e por conta disso nao tinhamos nenhum plano. Como nosso voo so partiria as 6 da tarde ainda dava tempo de curtir um pouco mais de Londres. Pegamos nossas malas e fomos para London Bridge, pois era a melhor estacao para partirmos pro aeroporto (eu voava do London Cuty, enquanto ele de Gatwich). A idéia era sentar num restaurante sugerido pelo Timeout (Elliot`s) que ficava alí perto, comer algo e tomar uma cerveja até a hora do embarque.



O Borough Market apareceu na nossa frente no caminho e nao resisti. Aberto de quinta a sábado, o lugar é repleto de produtos, Britanicos e importados, de qualidade excepcional.




Imperdível tanto para apaixonados por culinária quanto por aqueles apaixonados por comida. Alí voce encontra ingredientes frescos de alta qualidade. Frutas, verduras e legumes organicos, misturados com temperos diversos e comidas de diferentes países snedo preparadas na hora,  enfeitam e perfumam o local.

Nao deixe de exeprimentar algo preparado na Demonstration Kitchen, que é uma cozinha no meio do mercado, onde um chef brinca com ingredientes disponíveis no dia. 

Já de saída passamos na frente de uma barraca que vendia sorvete preparado com leite de cabra, chamada Greedy Goat (www.greedygoat.co.uk). Meio desconfiada experimentei uma colherada do de maça com canela... 

Nao perca a chance de experimentar!

sábado, 12 de maio de 2012

Pao de Malte


Fazer cerveja em casa é sinonimo de prazer; sao tantos sentidos estimulados ao mesmo tempo que nao acredito que possa ter quem nao goste.

O lúpulo é tao intensamente amargo, que é passível de desperatar sençaçoes contraditórias. Já o malte torrado aposta na certeza, combinando sabor adocicado `a crocancia. A água e levedura também sao ingredientes essencias.

O processo começa com a mistura e o aquecimento destes ingredientes perfumando o ar. As semanas seguintes sao tomadas por curiosidade e ansiedade. E enfim vc é presenteado com a desgustaçao da sua própria cerveja.

A sensacao de conquista é tao bacana que vale a pena bancar o mestre cervejeiro. Para isso sugiro dar uma olhada no site da Sinnatrah Cervejaria Escola

A receita de pão com bagaço de malte é fácil e rende bastante. Esse pão utiliza o malte cozido que sobra da do processo de fabricaçao de cerveja. 


INGREDIENTES

  • 200 gramas de bagaço do malte de cevada
  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 1 pacote (12 gramas) de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 ovo para a massa e mais 1 ovo para pincelar o pão 
  • 1 copo e meio de leite frio, completando com mais meio copo de cerveja clara
  • 50 gramas de manteiga
  • 100 gramas de queijo minas padrão ralado (eu usei ricota, pois infelizmente nao tem queijo minas aqui)
  • pimenta do reino a gosto



MODO DE PREPARO

Em uma bacia grande, misture farinha, fermento, sal e malte. Adicione o mel e o ovo e em seguida junte o leite + cerveja,sempre mexendo. Sove a massa até ficar homogenea. Adicione a manteiga e sove mais um pouco. Ela vai ficar meio grudenta, entao sugiro vc lavar as maos e unta-las com óleo astes da fazer uma bola com a massa. Cubra a bola e deixe-a descansar por uns 15 minutos.

Aperte bem a massa, retirando o ar que já se formou dentro dela. Molde-a de uma forma esticada, enrolando-a, como uma baguete. Coloque a massa dentro de uma forma de pao, untada apenas na parte de baixo. Deixe as laterais sem untar, para o pão não murchar quando você retirá-lo do forno. 

Deixe o pão coberto, crescendo por cerca de duas horas. Meia hora antes de assar o pão, já pré-aqueça o forno, à 180 graus. Assim que o pão tiver crescido bem, pincele o ovo restante sobre o pão e salpique o queijo e a pimenta do reino. Leve ao forno por cerca de 35 minutos.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Pao (rápido) de Abobrinha


Bolos e paes nao sao la muito a minha especialidade. Sempre tenho a impressao de que nao ficaram como deveriam. Uma das desculpas que dou pra mim mesma é a dificuldade que ainda tenho com os fornos elétricos da Europa. Embora a desculpa seja verdadeira, nao consigo me conformar em nao acertar nas receitas. Por conta disso, sempre que posso tento uma receita nova, pra ver se uma hora da certo! Esta receita eu encontrei no livro "Cozinhando para Amigos", da Heloísa Bacellar e me pareceu bem fácil. Resolvi arriscar!

INGREDIENTES

  • 1 1/2 xícara de abobrinha italiana bem verde radada grosso
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de óleo
  • 3/4 xícara de queijo parmesão ralado
  • 2 ovos

MODO DE PREPARO
Antes de mais nada, pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo inglês e enfarinhe. Numa tigela, misture a abobrinha, a farinha, o fermento, o sal, a pimenta e o bicarbonato e reserve. Em outra tigela, bata com uma batedeira o óleo, o parmesão e os ovos, até que forme um creme esbranquiçado. Junte este creme a mistura de abobrinha, despeje na forma e asse por uns 40 minutos, até que o pão esteja crescido, dourado e que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Desenforme e sirva em fatias.